Porque Praetoriana

Procurando um nome para esse blog, tudo que me vinha à mente era a determinação, força e altivez da Guarda Praetoriana (ou Pretoriana) romana.

Embora tendo nascido muito antes, a criação da Guarda Pretoriana é creditada a Otávio Augusto.
Imagino que após a morte de Júlio Cesar e tendo como "companheiro" Marco Antônio, Otávio acreditou que toda cautela era pouca.
Assim, a guarda pretoriana passou a ser encarregada da proteção da família imperial, principalmente, é claro, do imperador.

Mas, é claro, sua função ia muito mais além. Instrumento de força na imposição de leis, de eliminação de inimigos, a guarda passou a ser temida por todos. Eram homens do exército romano com grandes habilidades, podendo combater na proteção direta do imperador, como em guerras. E nada passava despercebida, visto que em tempos posteriores tornou-se a única unidade militar autorizada a circular dentro da cidade de Roma.

Esse Blog tem função semelhante.
Não serão espadas e escudos os instrumentos usados, mas palavras.
Palavras para expressar meu descontentamento, minha irritação diante de descasos, sejam políticos, religiosos, comerciais, ambientais... a gama é enorme.

Se alguém ouvir (ou ler) essas palavras, ótimo. Afinal, o lema da guarda pretoriana sempre foi:

"A guarda pretoriana cuidará de César, enquanto César cuidar dos interesses de Roma; Quando César não mais cuidar de Roma, haverá outro César".